Pesquise na Geodinamicri

domingo, 6 de maio de 2012

Chuva ácida-Um problema Mundial

JUCIMARA LORENCINI 


 CHUVA ÁCIDA


1 INTRODUÇÃO



A chuva ácida é um fenômeno que surgiu com a Revolução Industrial, que tem relação direta com a poluição do ar, manifestando-se com maior intensidade e maior abrangência nos países desenvolvidos. Não se limitando apenas nas áreas urbanas.  Um dos problemas das chuvas ácidas é o fato destas poderem ser transportadas através de grandes distâncias, podendo vir a cair em locais onde não há queima de combustíveis, trazendo assim consequências para o meio ambiente e para a humanidade.


1.Conceito da chuva ácida.


Chuva ácida é um termo que define uma mistura de materiais precipitados  da atmosfera ,que contem grandes quantidades de ácidos nítricos (HNO3) e sulfúricos o (H2NO4),quer secos , húmidos ou molhados. O pH (índice utilizado para medir acidez : quanto menor mais ácido), medido para a maioria das chuvas ácidas, assume valores inferiores a 4,5 ( o pH de uma chuva normal é de 5,0). Correspondendo a uma chuva com elevado teor de acidez provocada pela forte concentração de óxido de enxofre e de azoto, dois tipos de gases que são consequências da poluição industrial. Segundo Poli (2007,p.1) A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água, resultando a chuva ácida.




É a caracterização da água que evapora de rios, lagos e oceanos, solo etc., sendo esta ligeiramente acida com o Ph neutro(pH 7)onde o vapor da água pode se combinar com vários gases atmosféricos. Podendo assim dizer que a própria natureza contém ácidos orgânicos, que são ácidos fracos, enquadrado no equilíbrio global dos ecossistemas.


A queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo, gera, entre outros poluentes responsáveis pelas formações dos ácidos que tem os pH com menores valores que variam entre 4,9 a 1.9 .

Na tabela abaixo gases responsáveis pela chuva ácida e suas origens:


POLUENTE

ORIGEM

Dióxido de enxofre

- fabricação de fertilizantes;
- aquecimento de minérios do grupo de sulfatos;
- fabricação de celulose e ácido sulfúrico;
- combustão do carvão e derivados de petróleo, em veículos, usinas termelétricas, indústrias, altos-fornos, etc.;

Óxidos de nitrogênio

- combustão do carvão vegetal;
- combustão dos derivados de petróleo (especialmente em veículos);
- indústrias de ácido nítrico e ácido sulfúrico;
- fumaça de cigarros;

Ácido clorídrico

- indústrias de fertilizantes;
- indústrias eletroquímicas;
- processos de esmaltação da porcelana;
- combustão de materiais contendo cloro;

Ácido fluorídrico

- fundições de metais pesados e de alumínio;
- indústrias de fertilizantes;
- indústrias de vidro, esmalte e porcelana;


2.Origens da chuva ácida.


A origem da chuva ácida e marcada pela Revolução Industrial ,que trouxe junto avanços tecnológicos para o aperfeiçoamentos da produção .As maquinas funcionavam a vapor e por isso eram queimado toneladas de carvão mineral para gerar energia. Segundo Cened (2006 p.1) [...] O termo apareceu somente em 1872, na Inglaterra. O climatologista e químico Robert A. Smith foi o primeiro a pesquisar a chuva ácida na cidade industrial de Manchester. Foi o químico Robert A. Smith quem relacionou as chuvas ácidas com a poluição atmosférica ,em 1852,mas só foi em 1872 que a expressão de chuva ácida começa a ser utilizada.

 

3.Principais causas da chuva ácida.


A poluição do ar e a principal causa da chuva ácida são consequências das fabricações de fertilizantes, aquecimento de minérios do grupo de sulfatos, fabricação de celulose e ácido sulfúrico, combustão do carvão e derivados de petróleo, em veículos, usinas termelétricas, indústrias, altos-fornos, combustão do carvão vegetal, combustão dos derivados de petróleo (especialmente em veículos), indústrias de ácido nítrico e ácido sulfúrico, fumaça de cigarros, indústrias de metais pesados e de alumínio, indústrias de fertilizantes, indústrias de vidro, esmalte e porcelana, fertilizantes, porcelana e materiais contendo cloro. Liberam resíduos gasosos como óxidos de nitrogênio e de enxofre que em contato com a agua forma o acido nítrico e á ácido sulfúrico, que estão presentes nas chuvas ácidas.

Um exemplo disto; é a mineração de carvão em Criciúma, em Santa Catarina, que é responsável pela chuva acidificada pelo enxofre emanado do carvão depositado, que se mistura às formações de nuvens, em suspensão no ar. Esta chuva quando transportada pelos ventos vai cair, por exemplo, no parque nacional de São Joaquim, também em Santa Catarina, situado a muitos quilômetros de distancia. (TERRA, 2012, p.1).


Pereira (2009,p.8) relaciona que:

Os vulcões também podem contribuir para a chuva ácida quando em erupções lançam diversos gases de efeito estufa como o SO2, que tem efeito de duração pequeno, se comparado às atividades poluidoras do homem, entre elas a queima dos combustíveis fósseis ocupa o topo da lista como a principal poluidora.



4.Principais consequências da chuva ácida.



   A poluição que sai dos poluentes  é levada pelo vento, sendo que uma parte dela pode permanecer no ar durante semanas, antes de se depositar no solo. Nesse período, pode ter viajado muitos quilômetros e por consequência pode atingir e causar efeitos, como:

  • Destruição de lavouras e de florestas;

  • Modificação das propriedades do solo;

  • Alteração dos ecossistemas aquáticos;

  • Contaminação da água potável;

  • Danificação de edifícios;

  • Corrosão de veículos e monumentos históricos.


 


5.1 Os efeitos que a chuva ácida pode causar nas florestas e nos seres vivos.


     As florestas tem capacidade de proteger-se da chuva ácida ,portanto isso não é o bastante a águas ácidas tiram as toxinas do solo, como o alumínio. Naturalmente as árvores absorvem as substâncias venenosas, e os escoamentos seguem para os lagos, rios e canais. A chuva ácida não mata uma floresta totalmente, porém há uma forte degradação do solo que por consequência faz com que haja um retardamento no crescimento da planta.

      Os seres-vivos são afetados a partir absolvição da água contaminada a longo prazo. A chuva ácida libera metais tóxicos ficam no solo e o resultado são mortes ou  doenças como:

  •  Doença de Parkinson e de Alzheimer;

  •  A hipertensão;

  •  Problemas renais  principalmente em crianças;

  •  Danos ao cérebro,etc...



5.2 Efeitos que a chuva ácida pode causar na água.


     Diferente das árvores o sistema aquático não tem nenhum sistema de proteção. O resultado disso pode ser observado em lagos que perdem sua vida ficando totalmente acidificados. Cened (2006 p.1)explica que” O excesso de nitrogênio lançado pela chuva ácida em determinados lagos também pode causar crescimento excessivo de algas, e consequentemente perda de oxigênio, provocando um significativo empobrecimento da vida aquática. “A biodiversidade certamente é reduzida.

6.Como prevenir a chuva ácida.


A chuva ácida é um dos principais problemas ambientais da atualidade, sendo comum nos centros urbanos e industrializados, onde ocorre poluição atmosférica. Á prevenção deste fenômeno que é classificado como uma poluição global são:

·         Desligamento de aparelhos eletrônicos;

·         Utilização de transportes públicos; Ao diminuir o número de carros, o número de poluentes diminui;

·         Caminhar ou utilizar bicicleta quando possível;

·         Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidroelétrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica (moinhos de vento):

·         Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre.

·         utilizar gasolina sem chumbo e adaptar um conversor catalítico; Purificar os escapes dos veículos;

·         Nas indústrias, sistemas de tratamento dos gases expelidos ,para diminuir a emissão de SO2.

·         Fazer a sua parte de divulgar entre pessoas próximas a importância de cuidados com a poluição, inclusive de cigarros.

7.Considerações finais.


    A chuva ácida é um fenômeno que se agravou com as ações antrópicas, com a industrialização. Sendo que mesmo não tendo uma abrangência global que os gases de estufa, pode ser dizer que é um problema consequentemente, Internacional.

   A maior preocupação citada é com os efeitos que a chuva ácida com frequência, pode causar. Com base nos dados pesquisados a chuva ácida é prejudicial aos seres vivos, às vegetações e as construções. Entretanto a redução da chuva ácida deve ser realizada por ações governamentais através de implantações de leis e campanhas que conscientizem a população sobre a chuva ácida no planeta.



8. Referências Bibliografias



CENED. Chuva ácida :Efeitos da chuva ácida.Abr /2012 .Disponível em<http://www.cenedcursos.com.br/chuva-acida.html> Acesso em 29 de abril de 2012.


CENED. Chuva ácida: Origens da chuva ácida.Abr /2012 .Disponível em<http://www.cenedcursos.com.br/chuva-acida.html> Acesso em 29 de abril de 2012.


TERRA. Descubra o que é e como se forma a chuva ácida.ABR/2012.Disponivel em < http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia/desastres/desastres-09.htm >Acesso em 29 de abril de 2012.



PEREIRA,Edigley.Impactos da chuva acida nas florestas; Principais poluentes formadores da chuva acida. Maio/2009.Disponivel em<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAO5cAK/impactos-chuva-acida-nas-florestas >Acesso em  29 de abril de 2012.



POLI, Adriana Cristina. Chuva ácida. Abr /2012. Disponível em < http://www.mundovestibular.com.br/articles/472/1/CHUVA-ACIDA/Paacutegina1.html >Acesso em 29 de abril de 2012.